dimasnilo adicionou 10 fotos ao álbum Fotos e vida 20/04/2010 11:21:51
| ||||
quarta-feira, 21 de abril de 2010
Nova atividade nos Álbuns da web do Picasa
terça-feira, 20 de abril de 2010
Senado decide sobre indenização a UNE por destruição de sua sede em 1964
Senado decide sobre indenização a UNE por destruição de sua sede em 1964
O Estado brasileiro deve ser obrigado a reconhecer sua responsabilidade na destruição, em 1964, da sede da União Nacional dos Estudantes (UNE), no Rio de Janeiro, e pagar indenização pelo incêndio ali ocorrido. Iniciativa neste sentido está entre os projetos que a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) vota na próxima terça-feira (20).
Do prédio da UNE, situado na praia do Flamengo, estudantes brasileiros conduziram lutas contra o Estado Novo, em defesa do petróleo e por uma escola pública de qualidade. Ali o presidente João Goulart foi, com todo o seu ministério, agradecer a participação dos estudantes na campanha da legalidade que lhe garantiu assumir a Presidência da República depois da renúncia de Janio Quadros.
A UNE foi o centro político nevrálgico do Rio de Janeiro e do Brasil nos conturbados anos 60, de acordo com o testemunho do ex-deputado Aldo Arantes, que presidiu a entidade. Em entrevista ao portal EstudanteNet, Arantes diz que o prédio era conhecido à época como a "Casa da Resistência Democrática".
O projeto (PLC 19/10) cria uma comissão de representantes do governo destinada a fixar o valor e a forma de indenização que o Estado deverá pagar. O valor da indenização a ser apurado por esse grupo de trabalho não poderá ultrapassar o limite de seis vezes o valor de mercado do terreno localizado na praia do Flamengo.
O projeto foi enviado ao Legislativo pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Já aprovado na Câmara, será relatado na CAE pelo senador Gerson Camata (PMDB-ES). Se aprovado na CAE, seguirá ainda para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado, antes de ser sancionado.
Leia mais notícias sobre a sede: http://www.une.org.br/acampamento
Fonte: Agência Senado
quarta-feira, 14 de abril de 2010
MEC estuda acabar com necessidade de fiador no Fies
http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL1568126-5604,00-MEC+ESTUDA+ACABAR+COM+NECESSIDADE+DE+FIADOR+NO+FIES.html
MEC estuda acabar com necessidade de fiador no Fies
Medida deve ser implantada ainda neste ano.
Lançamento do financiamento estudantil de 2010 está atrasado.
O Ministério da Educação (MEC) pretende acabar com a obrigatoriedade de apresentação de fiador pelos estudantes na hora de pedir o Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). A ideia é criar um fundo para garantir os pagamentos, informou o órgão.
O programa federal financia a graduação de estudantes no ensino superior que não têm condições de arcar com os custos da formação e estão regularmente matriculados em instituições particulares, cadastradas no programa e com avaliação positiva no MEC. Estudantes que têm bolsa parcial do Programa Universidade para Todos (Prouni) também podem solicitar o financiamento.
saiba mais
O lançamento do Fies deste ano era planejado para março. Segundo o ministério, a demora foi causada pela mudança do agente operador do financiamento, que deixou de ser a Caixa Econômica Federal (CEF) e passou a ser o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O atraso ocorre na migração dos dados. O lançamento deve ocorrer nas próximas semanas, de acordo com o MEC.
Desde o início do ano, o governo federal já anunciou várias alterações no Fies. Em março, o Conselho Monetário Nacional (CMN) reduziu a taxa de juros do fundo de financiamento para novos contratos de 3,5% para 3,4% ao ano.
Em janeiro, o governo já havia reduzido os juros dos contratos, que chegavam a 6,5%. A área econômica também tinha dilatado prazos de financiamento, de duas para três vezes a duração do curso.
Entre os novos benefícios, está o abatimento de 1% da dívida para os jovens que optarem por licenciaturas e atuarem como professores da rede pública de educação básica com jornada de, no mínimo, 20 horas semanais.
Especialistas alertam, no entanto, que o financiamento é uma medida insuficiente para atrair estudantes para a carreira de docente. O principal desmotivador, de acordo com eles, são os baixos salários.
Serão contemplados também com o abatimento de 1% da dívida os alunos que optarem por medicina e atuarem no programa Saúde da Família em áreas prioritárias definidas pelo Ministério da Saúde. Formados em medicina terão ainda o período de carência estendido enquanto durar a residência médica.
O benefício é válido para os que ingressarem em programas de residência credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica e em especialidades prioritárias definidas pelo Ministério da Saúde.
Outra novidade é que o fundo de financiamento beneficiará ainda alunos de cursos técnicos de nível médio, desde que haja disponibilidade de recursos.
Att.Dimas Nilo
msn: dimasnilo@gmail.com
Twitter http://twitter.com/dimasnilo
www.vagasjoinville.blogspot.com
Antes de imprimir,
veja se é realmente necessário.
a NATUREZA agradeçe.
segunda-feira, 12 de abril de 2010
Experiência de Liderança e Oportunidades de Intercâmbios - Conheça a AIESEC em Joinville
| PROCESSO SELETIVO AIESEC EM JOINVILLE A AIESEC é a maior organização internacional gerida por estudantes segundo a UNESCO. Através de sua rede global, formada por universitários e recém-formados, a organização oferece oportunidades de desenvolvimento em liderança, intercâmbios profissionais e um ambiente global de aprendizado.
Universitários e recém-graduados (máximo de dois anos após a formatura), interessados em desenvolver seus potenciais e contribuir com mudanças na sociedade, podem se inscrever no Processo Seletivo até o dia 15 de abril, através do site www.aiesec.org.br/site/escritorio/joinville/ (clicar na guia ficha de inscrição). |
quarta-feira, 7 de abril de 2010
Divulgação - Escola Diocesana de Lideranças Juvenis
Vim convidar a todos os jovens participantes e coordenadores de grupos de jovens ou demais jovens que tem interesse em fazer uma formação integral e preparação para ser uma liderança nas nossas comunidades.
Essa formação acontecerá através da Escola Diocesana de Lideranças Juvenis, que tem por objetivo: Capacitar coordenadores e jovens participantes dos grupos de jovens no processo de educação e amadurecimento na fé que contemple as dimensões da formação integral, desenvolvendo lideranças e assessores evangelizadores no exercício da cidadania nas suas comunidades.
A metodologia a ser utilizada nas atividades da Escola é a do Ver, Julgar e Agir e as temáticas que serão abordadas são: Juventude x Juventudes; Juventude e Grupos de jovens; Juventude e Espiritualidade; Juventude e Igreja; Juventude e Liderança e Juventude e Compromisso. As 6 etapas que compõem o primeiro momento do curso totalizaram 130 horas, sem considerar as atividades paralelas.
O primeiro momento, para a formação de lideranças, será dividido em 6 etapas, distribuídas nos anos de 2010 e 2011. Cada etapa acontecerá nos finais de semana pré-agendados, distribuídas nas comunidades da Diocese de Joinville.
Cronograma e local
1ª Etapa: 17 e 18 de abril de 2010 (Comarca Norte – Paróquia Santo Antônio "Comunidade N. Sr. Aparecida")
2ª Etapa: 21 e 22 de agosto de 2010 (Local a confirmar)
3ª Etapa: 13,14 e 15 de novembro de 2010 (Local a confirmar)
4ª, 5ª e 6ª Etapa a definir durante o caminhar do ano primeiro módulo – 2010
Valor: 40 reais por etapa. Este valor pode ser rateado entre o jovem, paróquia, comarca, comunidade.
Inscrições: até 10 de abril (no máximo até dia 12 de abril).
E-mail: domhelder@diocesejlle.com.br, pj@diocesejlle.com.br , francinehoffmann@yahoo.com.br
Ou pelos fones: 99781985 – 88181900
Obrigada
Francine
Escola Diocesana de Lideranças Juvenis
Pastoral da Juventude
Centro Dom Helder
--
Att.
Dimas Nilo
msn: dimasnilo@gmail.com
Twitter http://twitter.com/dimasnilo
www.vagasjoinville.blogspot.com
Antes de imprimir,
veja se é realmente necessário.
a NATUREZA agradeçe.
"Não ande atrás de mim, pode ser que eu não saiba liderá-lo.
Não ande na minha frente, pode ser que eu não saiba segui-lo.
Ande ao meu lado, para caminharmos juntos."




